expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

"A verdadeira sabedoria para vivermos neste planeta, consiste em percebermos que este é um grande e frágil ser vivo, se pensarmos em relação a vastidão do Cosmos.

Cada planta e animal, faz parte de um complexo sistema de inter-relações onde a mais frágil das criaturas tem o seu papel para manter o equilíbrio e a vida na Terra.

Quando entendemos e assimilamos esta realidade para nossas vidas, tudo se torna compreensível, belo e sua interação com a natureza é plena."

22 de setembro de 2020

APRENDENDO COM A ÁGUA

A água é um guia gentil e delicado para o que os taoístas e budistas chamavam de "modo de vida correto". Na história de Sidarta, o príncipe indiano que se tornou o Buda enquanto meditava embaixo da árvore Bodhi, um velho balseiro lhe ofereceu inspiração e profundo entendimento. O nome dele era Vasudeva. Esse balseiro tinha passado a vida toda transportando na sua balsa viajantes que queriam atravessar um rio e, durante esse tempo todo, observara os temperamentos e maneiras de pensar dessas pessoas. Vasudeva sugeriu gentilmente a Sidarta que ele prestasse atenção à água. Foi então que, na superfície espelhada, ele viu os rostos e as vozes de todas as pessoas que ele amava, à medida que se fundiam com o todo maior. Sidarta percebeu, assim, que o rio era o rio da Vida, compartilhado por todos os seres, que clamam os seus anseios, sofrimentos e alegrias à medida que o rio os acolhe em seu abraço. A água corre em direção a um objetivo, o mar, juntando-se a outros rios que afluem de todos os lados; e a água jorra da nascente e também cai das nuvens em forma de chuva. Essa constatação que tocou tão profundamente Sidarta levou-o à experiência da unidade, ou nirvana.
O propósito natural do rio é fluir para o mar e essa pode ser considerada uma metáfora da necessidade profunda que temos de nos conectar à fonte espiritual. O processo de meditação é comparado a um mergulho num oceano de paz, e os pensamentos são vistos como bolhas subindo à superfície da mente. Se o mar indica maturidade e experiência (sabedoria infinita), o seu extremo oposto é a nascente (energia infinita). A meditação sobre uma nascente pode ajudar você a recuperar o aspecto infantil e alegre do seu ser. O poço, com o seu simbolismo a meio-caminho entre o mar e a nascente, representa a sabedoria do inconsciente que pode vir, ou ser trazida, à tona e usada de modo apropriado - embora exista também uma forte conotação de cura mística.

Texto extraído do livro: Mandalas da Natureza
Autora: Lisa Tenzin-Dolma

Nenhum comentário:

Postar um comentário