expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

"A verdadeira sabedoria para vivermos neste planeta, consiste em percebermos que este é um grande e frágil ser vivo, se pensarmos em relação a vastidão do Cosmos.

Cada planta e animal, faz parte de um complexo sistema de inter-relações onde a mais frágil das criaturas tem o seu papel para manter o equilíbrio e a vida na Terra.

Quando entendemos e assimilamos esta realidade para nossas vidas, tudo se torna compreensível, belo e sua interação com a natureza é plena."

25 de setembro de 2020

NOSSAS ÁRVORES - O resgate do sagrado

Jabuticaba
Doçura, alegria e inocência

 

Jabuticaba em tupi, significa "lugar do jabuti", porque era comum ver esse animalzinho comendo os frutos da árvore, quando caíam pelo chão.
A jabuticaba é meiga, delicada, mas produz frutas em abundância, agarradas ao tronco, como se dissessem "Tudo posso Naquele que me dá forças".
Quando floresce, veste-se de branco como uma bela noiva que se entrega ao Todo em puro e elevado amor. A jabuticaba é árvore-menina que brota inocente do coração da Terra, com total alegria e confiança na benevolência do Criador.

Quaresmeira-roxa
Ampliação da consciência


Perdão e amor, quaresmeira em flor...
Esta árvore espalha-se e cresce rapidamente, não se importando se o solo é bom ou ruim, como se dissesse: "Não há tempo a perder, libere as culpas e as mágoas, siga em frente, libere o sofrer!"
O roxo (da flor) é a cor mais elevada do arco-íris, a mais "próxima" de Deus. Curiosamente, a essência floral da quaresmeira ajuda-nos a nos desapegarmos do mundo material, a ativar a espiritualidade e a ouvir a intuição. "A quaresmeira desperta o amor incondicional que se dispõe a tudo perdoar e a sempre recomeçar".

Paineira, Barriguda
Amor e proteção maternal


A paineira é a "morada do divino". Diz uma lenda brasileira que, durante a fuga da Sagrada Família para o Egito, Maria rogou aos Céus por uma ajuda.
Foi então que uma grande paineira se abriu e acolheu a família santa em seu ventre. Os soldados passaram, nada viram, e a paineira protegeu o Menino-Deus, que pode crescer e nos salvar.
Desde então, essa árvore foi abençoada com o dom de "restabelecer um vínculo com o amor, o aconchego e a proteção da Grande Mãe, para que  nossa criança interior possa tirar o foco das dores do passado e expressar o melhor de si no aqui e no agora". 

Pau-ferro
Força de transformação


Certos índios da Amazônia acreditam que esta árvore ajuda na transformação e no crescimento espiritual humanos, pois ela une força de vontade (tronco forte, ligado a terra) com ética, suavidade e flexibilidade (ramagem delicada, aberta ao céu).
O ferro é um componente fundamental do nosso sangue e tem sido relacionado à presença do Eu espiritual no corpo. O pau-ferro, então, é aquela árvore que diz "Sei quem sou" ou "Eu sou o Único, o princípio e o fim de todas as coisas".

Araucária
Retidão e firmeza


A araucária é imensamente tolerante às agressões, até mesmo a grandes incêndios por causa da casca espessa e isolante. Por isso e pela retidão do tronco, ela nos fala de foco, de força e de firmeza.
Mas a araucária também nos transmite ser um símbolo de leveza. Os galhos, de desenho suave, terminam nas nutritivas pinhas, que são pura delicadeza, sempre colhidas com alegria.
Firmeza e leveza, masculino e feminino, unem-se nesta bela árvore, cuja forma assemelha-se a um gigante de braços erguidos em eterno louvor ao Criador.

Pata-de-vaca
Coragem de amar


Você já percebeu que a folha da pata-de-vaca assemelha-se a um coração?
"Quem ama, cuida", parece dizer esta bela árvore, que é um exemplo para a humanidade: ela ajuda na regeneração das matas degradadas pois é "pioneira", ou seja, nasce primeiro, oferecendo condições para outras árvores se desenvolverem.
O floral da pata-de-vaca trabalha o medo e a rejeição de pessoas e ideias. As folhas ajudam ma cura de doenças dos rins e do diabetes. Assim, essa bela árvore parece dizer que amar é liberar o medo, que amar é aceitar o divino, que amar é servir e auxiliar.

Ipê
Revitalização, cura interna e transformação


A força curativa do ipê-amarelo, cor de sol e de ouro, é descomunal. A essência das flores é vitalizadora, ajuda o ser humano a superar sofrimentos e angústias e a iluminar os caminhos.
Já o ipê-roxo ou rosa, para os nossos índios, é uma árvore divina, protetora. Quando precisam de uma inspiração, simplesmente sentam-se embaixo dela. O ipê-branco, por sua vez, fala da beleza de uma vida imaculada e pura.
Dizem que o nome científico tabebuia veio de "tábua-boa", pois o ipê é uma madeira incorruptível. por isso, todos os ipês expressam dignidade, afirmam o poder divino e a vitória da fé.

Buganvília
Entusiasmo, renovação e proteção


Prima-vera, primeira verdade. E que verdade é essa que a lindíssima buganvília guarda escondida e no nome? Talvez que "a vida seja uma beleza e que mereça ser vivida com a plenitude de nossos corações"... O medicamento floral desta árvore ajuda nisso, alinhando os corpos espiritual e emocional.
As flores, brancas e pequenininhas, delicadas e puras, são protegidas por três pétalas coloridas em forma de coração. A pureza, envolvida pelo amor divino, desperta a nossa criança interior para a beleza e  a faz crescer em alegria.

Embaúba
Proteção e consciência


Pela cor das folhas e pela altura, a embaúba sobressai-se na mata e dá a sensação de proteger todas as árvores ao redor. Dá a impressão de cobrir toda uma região com o brilho de suas folhas prateadas.
E qual o sentido dessa cor? O tom prata faz vibrar equilíbrio e harmonia, restaura a conexão divina com todas as formas de vida, purifica e abre caminhos, faz a integração com uma consciência maior.
Em momentos de dificuldade, imagine em torno de si o brilho prateado das folhas da embaúba.

Sibipiruna
Alegria e plenitude


Esta árvore faz milagres: quando adulta, transpira 400 litros de água por dia, refrescando a cidade, amenizando o aquecimento global. Árvore amiga, de copa vistosa que dá sombra, acolhe e por causa da beleza, é apreciada nas grandes cidades.
O amarelo-ouro das flores fala da alegria pura, desperta a criança interior, estimula o viver com entusiasmo e plenitude de Deus.


Seringueira
Equilíbrio e aprofundamento


Esta árvore é um gigante de altura, as raízes são profundas e a copa é sempre elevada no céu. O famoso látex que ela produz, matéria-prima da borracha, tem por função a proteção e a cicatrização do tronco, quando ferido.
Essa árvore nos ensina o cuidado e a sabedoria, pois somente com essas qualidades é possível extrair o látex curativo. Principalmente, a seringueira nos auxilia a curar as memórias antigas e profundas e a elevar os nossos anseios em direção ao céu infinito.

Mensagens extraídas do Calendário: Nossas Árvores - o resgate do sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário