expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

"A verdadeira sabedoria para vivermos neste planeta, consiste em percebermos que este é um grande e frágil ser vivo, se pensarmos em relação a vastidão do Cosmos.

Cada planta e animal, faz parte de um complexo sistema de inter-relações onde a mais frágil das criaturas tem o seu papel para manter o equilíbrio e a vida na Terra.

Quando entendemos e assimilamos esta realidade para nossas vidas, tudo se torna compreensível, belo e sua interação com a natureza é plena."

10 de maio de 2012

Mundo Sustentável - André Trigueiro


O livro apresenta soluções para vivermos num mundo auto-sustentável, procurando despertar a sociedade para a importância do debate de questões que estão intrinsecamente relacionadas ao modelo socioeconômico em que estamos imersos. Um bom exemplo do enfoque proposto por André é o capítulo a respeito do lixo, assunto que atinge a todos, que apresenta nitidamente o impacto de nossos hábitos cotidianos sobre o meio ambiente, e as perspectivas de uso inteligente dos resíduos como fonte de matéria-prima e energia.Cada leitor poderá identificar como, através de pequenas ações, podemos nos sentir agentes da mudança em favor de um mundo melhor e mais justo.

Em outro capítulo, André propõe a discussão do papel do profissional de imprensa em relação a estas questões, apresenta sugestões para a formação dos jornalistas na área ambiental e a necessidade de se incorporar no dia-a-dia das redações o mesmo senso de urgência presente em inúmeros relatórios científicos que denunciam o risco de experimentarmos um colapso ambiental. E nesta proposta parece estar simbolizada a função que se espera do cidadão atento ao mundo em que vive. Hoje, só a consciência dos indivíduos e a atuação de todos os setores da sociedade pode alterar o cenário em que nos encontramos. Com prefácio do jornalista Washington Novaes, o livro é um painel de soluções criativas e sustentáveis, que renovam as esperanças daqueles que acreditam que um novo mundo não é apenas possível, mas absolutamente necessário.

6 de maio de 2012

DEPOIMENTO DE FRANCINE BLAKE



Crop Circle da Formiga

"Francine conta, por exemplo, que certa vez tinha em casa duas estufas, onde cultivava tomates pepinos e uma delas foi invadida por formigas. Como era uma terra macia e boa, construíram muitos ninhos, e bem grandes. Uma amiga que tivera o mesmo problema disse-lhe ter tomado uma decisão de acabar com os formigas. Entrou em sua casa para buscar água fervente e ao retornar teve uma surpresa de ver que elas tinham ido embora. Isso fez pensar como as formigas, de alguma forma, haviam percebido sua intenção. O episódio deu a Francine uma ideia de tentar contatar com as formigas. Enviou-lhes então a mensagem de que estavam no lugar errado e na hora errada, de que não poderia evitar destruir suas “ cidades ” ao regar as plantas e de que elas precisavam mudar dali se não quisessem sofrer inundações. De nada adiantou. As formigas não só não saíram, como fizeram outros ninhos. Diante disso, pensou que talvez devesse comunicar-se com o “Espírito das Formigas” . Durante uma meditação, disse-lhe que não tinha vontade de fazer mal algum às formigas, mas que para evitar o desastre elas precisavam sair da estufa. Minutos depois um pesquisador americano informou-a por telefone sobre um Crop Circle , insectograma, que acabara de ser descoberto em Hampshire. Francine não tinha intenção de dirigir-se ao local naquele momento, mas outra pessoa chegou a sua casa e lhe pediu que a acompanhasse até lá. O Desenho? Era de uma formiga. "
Ao retornar, Francine foi regar as plantas e constatou que todos os ninhos estavam vazios. As formigas tinham ido embora e jamais retornaram. Concluiu: “Pensamentos têm poder; a intenção funciona; tudo tem consciência e está conectado em todos os níveis dos seres; o universo é incrivelmente sensível.” Viu que podemos fazer diferença neste mundo, se assim quisermos.



  Texto extraído do Sinais de Fiqueira: http://www.irdin.org.br/downloads/sinais.18.pdf